A AUTOCONFIANÇA CONDUZ AO SUCESSO.

Introdução

A autoconfiança é uma questão que precisa ser trabalhada em todos os aspectos da nossa vida: pessoal, profissional, na área dos relacionamentos, etc…

Em diversas situações a confiança em nós mesmos é colocada em questão: diante de pessoas que só sabem criticar, relacionamentos abusivos, chefes que não exercem uma boa liderança…

Quando as coisas dão errado ou quando há um pensamento indevido das pessoas a nosso respeito, a primeira coisa que fazemos é questionar nós mesmos se fizemos o certo, ou se realmente somos bons o suficiente.

Porém, a nossa confiança é algo que exala às pessoas – elas conseguem perceber quando somos confiantes ou inseguros, e quando lidamos com pessoas que possuem uma energia ruim, elas tendem a se aproveitar de nossa insegurança para garantir a sua satisfação pessoal.

O oposto da confiança é a insegurança, então é nela que você deve trabalhar para ter sucesso em seu trabalho, negócios e relacionamentos.

1.Identifique o teu ponto fraco

Como o oposto da autoconfiança é insegurança, é preciso identificar onde e em quais momentos você tem mais insegurança: com pessoas desconhecidas, com a pressão do seu chefe, quando tem muitas responsabilidades para cumprir…

Perceba em quais áreas esta insegurança mais te afeta: carreira, relacionamento amoroso, amizades… É importante fazer a identificação, como parte de seu autoconhecimento, para trabalhar esta questão dentro de você e ter sucesso.

Acreditar em teu potencial leva você a ter uma crença positiva ao seu respeito e assumir novos riscos que antes não assumiria por medo, e, automaticamente, atrai mais conquistas.

É muito importante que você conheça as suas habilidades pessoais como uma forma de melhorar a sua reputação e saber daquilo que você é capaz, mesmo quando fracassar.

Neste processo, o autoconhecimento é fundamental – e o trabalho de um coach profissional pode te ajudar a enxergar os pontos em que você precisa de ajustes para se sentir mais seguro.

2.Elimine o medo

O desenvolvimento da confiança em si mesmo ou autoconfiança começa com a

eliminação desse demônio que se chama medo, o qual segreda nos ouvidos das pessoas:

“Não podes fazer isso. Tens medo de experimentar. Temes a opinião pública. Tens medo

de fracassar. Tens medo de não possuir habilidade.”

O medo cega os nossos sonhos, desacredita na nossa capacidade, cria bloqueios na mente e impede que desenvolvamos o nosso melhor potencial em busca do sucesso.

Segundo Napoleon Hill, nossos 6 medos básicos são: 1) Medo da Pobreza; 2) Medo da Velhice; 3) Medo da Crítica; 4) Medo de perder o amor de alguém; 5) Medo da Doença; 6) Medo da Morte.

Com certeza você se identifica e já sentiu algum desses medos – e eles também estão muito relacionados à forma que as outras pessoas irão nos enxergar diante das situações acima descritas.

Além desta listagem, o autor comparou o cérebro humano como uma bateria elétrica, que pode ser positivo ou negativo. Quando confiamos em nós mesmos, o cérebro recebe uma nova carga em sua bateria, e se torna positivo.

Esta positividade nos auxilia também na atração de coisas que desejamos conquistar, já que a nossa mente é capaz de realizar tudo aquilo que ela desejar.

Portanto, analise esta lista e identifique quais são os maiores medos que te seguem, e em quais áreas? A partir disso, comece a trabalhar nestes aspectos, para que no lugar do medo você coloque a autoconfiança em ação.

3.Não se compare aos outros

Cada pessoa tem a sua história, o seu tempo, o seu ritmo, a sua maneira de conquistar os seus objetivos. Alguns seguem um caminho mais fácil, outros trilham um caminho mais difícil – porém todos podem chegar lá, quando estão comprometidos com o seu sucesso.

Se você se comparar com os outros, terá problemas com a sua auto estima e com a sua capacidade de desenvolver habilidades, pois ‘’a grama do vizinho sempre parece mais verde’’, não é mesmo?

Portanto, você precisa ter foco no seu objetivo, para que não caia na armadilha de desanimar observando o crescimento dos outros – pois geralmente eles não demonstram as suas fraquezas e dificuldades e o quanto lutaram para chegar lá: demonstram apenas as suas conquistas.

Você corre um sério risco de desistir se começar a se comparar com os outros, pois sempre encontrará motivos a mais para achar que você não é a pessoa ideal para fazer o seu sonho acontecer, e que seria imprescindível ter as características e qualidades de outras pessoas para ter êxito.

Treine a sua mente para não prestar mais atenção na exaltação da qualidade dos outros e diminuição do seu potencial – ao invés disso, utilize o poder da autossugestão, repetindo em voz alta tudo o que deseja alcançar e agindo como se já estivesse chegado lá.

Se enchemos a nossa mente de dúvidas e descrença na nossa capacidade de realizar algo, o espírito da autossugestão poderá adquirir esses pensamentos como se realmente fossem seus e fazer com que eles sejam dominantes em sua mente, conduzindo ao caminho do fracasso.

Lembre-se: tudo está no poder da mente, e se você enche o seu espírito de autoconfiança, a autossugestão irá se apoderar disso, e auxiliará na resolução de todos os obstáculos que aparecerem na estrada, até que alcance o rumo do triunfo!

Gostou deste artigo?

Compartilha ele com seus amigos! Tenho certeza que poderá incentivar outras pessoas também a desenvolverem a sua autoconfiança.

Fique ligado, pois sempre lançamos novos conteúdos aqui para você alcançar o caminho do sucesso!

Grande abraço, até mais.

Posts Relacionados