A ESTRADA PARA O SUCESSO!

O que é Sucesso?

Sucesso é alcançar um “Grande Objetivo” na vida, que pode ser também entendido como a Missão da Vida de quem o busca.

Existe uma estrada para o sucesso?

Metaforicamente, é claro que sim; e uma pessoa que não saiba “construir” esta estrada, com uma metodologia que vamos ensinar aqui, inevitavelmente estará trocando sempre o Sucesso pelo Fracasso, e isto é muito ruim, pois o tempo não pára. E a tua busca tem que ser pelo Sucesso, e não pelo Fracasso.

Mas, ter Fracassos, não necessariamente quer dizer que isto seja ruim. Cada Fracasso, te ensina alguma coisa importante, na constante busca para quem quer alcançar o Sucesso.

O importante é persistir a cada Fracasso, até que eles sejam encarados como simples lições.

Para Edson, “Fracasso, não é um sinal para desistência, mas sim, uma forma de não se fazer algo”! Então ajustamos nosso plano ou propósito, e seguimos adiante.

Outro detalhe: Sucesso e ser Feliz, são coisas diferentes!

Sucesso, está ligado à se alcançar o Objetivo; e ser Feliz significa “gostar”, “curtir” intensamente aquilo que se alcançou, na mais profunda expressão de amor.

Você pode ter Sucesso, em qualquer área de tua vida, e podemos dizer com propriedade, que a receita básica é a mesma de sempre; a construção de um caminho de Metas.

Você sabe o que é “beber direto da fonte?” E… “não reinventar a roda?” Bem; é isto que iremos fazer agora, e temos certeza de que se ainda não sabe definir estas metáforas, ao final do artigo, saberá.

  • As CINCO CHAVES para o estabelecimento de Metas.

Se quer ter Sucesso, isto tem que estar em tua mente.

Tem que se dar conta da importância delas.

Sem estabelecer Metas, não há Sucesso.

Brian Tracy, um dos grandes escritores de bestsellers sobre desenvolvimento humano, e meu Mentor, enumera e explica as Cinco Chaves para o estabelecimento de Metas; isto é o Segredo.

Primeiro, vamos saber o porquê de as pessoas Não Estabelecem Metas para a vida.

  1. Simplesmente por não terem a menor ideia da importância de se estabelecer metas; por questões culturais, familiares, etc…”deixam a vida los levar de qualquer forma”.
  2. Não sabem como estabelecer Metas. Temos uma metodologia chamada SMART, que orienta como estabelecer, e todo o planejamento de como deve ser uma Meta.
  3. Temor à Rejeição pelo demais! A crítica assusta! Então, se quer estabelecer tua ou tuas Metas, faça-o em Segredo. As Mantenha confidenciais. Só converse com pessoas que também dão valor às Metas.
  4. Temor ao Fracasso. Não devemos esquecer que o Fracasso é uma das chaves do êxito em qualquer empreendimento. Usando a Lei da Substituição, iremos entender o Fracasso como uma lição, como um aliado, etc…O que devemos entender, é que, quanto antes fracassarmos, mais perto do êxito estaremos.

Vamos sim agora, falarmos das CINCO CHAVES para o estabelecimento de Metas.

1 – MUDANÇA DO STATUS QUO.

Mudar o Status Quo, significa sair da zona de conforto (creio que o nome mais apropriado, seria zona de apatia). e isto incomoda! Mas, a Mudança é mais necessária e importante ainda, quando queremos alcançar um determinado objetivo. A tendência a permanecer no estado de apatia, (zona de conforto), o maior inimigo do potencial humano, é devido à um fenômeno chamado Homeostase.

A Lei do Controle, é a ferramenta que utilizamos para combater este fenômeno; ou seja, tomamos o controle total da situação, sentimos isto interiormente, estabelecemos Metas e avançamos. Concluindo então, o Controle da direção da Mudança assim que saímos da zona de conforto, é a Chave número 1 para o estabelecimento de Metas.

2 – ÁREA DE EXCELÊNCIA.

E como definir esta dita Área de Excelência? A princípio você tem que fazer um estudo de autoconhecimento!

De que adianta por exemplo, você traçar Metas para construir uma fábrica de Karts, se você não tem a menor vocação para administração de negócios, tampouco para mecânica, etc…?

Devemos saber que existem três fatores que vão ajudar a qualquer definir a Área de Excelência.

a) ATENÇÃO – As coisas que mantém sua atenção, que você gosta de falar, ler, assistir e ouvir, ir a seminários, etc…são um ótimo indicador de uma dada Área de Excelência.

b) INTERESSE – Um pouco mais profundo do que a Atenção, é o Interesse. Deve-se descobrir, o que nos faz sonhar durante toda a vida, o a maior parte do tempo! O que nos deixa em verdadeiro êxtase.

c) ABSORÇÃO – Mais profundo ainda é o Estado de Absorção, Concentração, faz com que todo o resto não interrompa tua leitura sobre “aquele assunto”, quando lemos um livro, artigo, ou assistimos uma palestra, vídeo etc… sobre ele, por exemplo.

3 – ACRES DE DIAMANTE.

Existe algo lendário envolvido nisto, que diz que um fazendeiro, vendeu tudo que tinha e saiu à procura de diamantes(oportunidades), num local longínquo, onde comprou um acre de terra; cavou, cavou, gastou todo o dinheiro que havia levado, e como não encontrou nada, vendeu a terra bem barato a um outro que se interessou. Este cavou um metro mais, e achou os diamantes. O primeiro morreu pobre sozinho.

Isto é uma metáfora, que diz que dentro de nós mesmos, “embaixo de nossos próprios pés”, existe um tesouro. Não precisamos fazer nada extraordinário, para fazermos surgir este tesouro.

Nós, seres humanos, temos a tendência de achar que é no difícil, no complicado, no que não vemos, que estão as melhores oportunidades. Mas, quase sempre estão bem onde estamos, e naquilo que estamos fazendo.

Devemos olhar para nossos próprios talentos, mas não devemos nos esquecer, que o “acre de diamantes”, vem disfarçado de muito trabalho duro. Não para sempre, é claro.

4 – EQUILÍBRIO NAS METAS.

Não podemos ter Metas que sejam somente dinheiro, nem tampouco somente espirituais, também não somente familiares.

Há que haver um equilíbrio entre elas.

Vamos à elas.

a) Metas pessoais e familiares – Estas, são as metas que, mais do que qualquer outra, determinam a qualidade de nossa Vida Emocional.

Necessitam entre 3 e 5 metas deste tipo, digamos assim. Determinam como nos sentimos.

São os Porquês de nossa vida. É por quê estamos vivos por exemplo, algo que não devemos sacrificar por nada mais. Uma vida que se possa desfrutar em sua plenitude.

b) Negócios e Carreira – É a forma de contribuirmos com a sociedade. No entanto, não devemos colocá-las em preferência com as familiares e pessoais. Como disse antes, há que haver equilíbrio entre as metas, e isto está atrelado à hierarquia de valores de cada indivíduo. Também necessitamos escolher entre 3 a 5 metas de negócios e carreira. É o “Quê!

c) Metas de Auto melhoramento –  Deve consider a si mesmo como um projeto de faça-se a si mesmo. São os meios de conseguirmos o “Quê”. Necessitamos também de 3 a 5 metas.

Tem que se ver como uma pessoa com capacidade de melhoras infinitas e que têm que ser efetivadas.

5  –  UM PROPÓSITO DEFINIDO IMPORTANTE.

É a nossa Missão de Vida.

É a Mais Importante e Mais distante. Pode estar há mais de três anos de distância.

É a que levará a efetivarmos todas as outras. Diríamos como Nosso Objetivo de Vida! A história que contaremos aos nossos netos quando velhos.

 

DURAÇÃO DAS METAS

1 – Curto prazo – por volta de 90 dias até alcançarmos.

 

2 – médio prazo – podem durar aí, de um a dois anos.

 

3 – longo prazo – acima de três anos.

CARACTERÍSTICAS DAS METAS

a) Qualitativas(intangíveis) – esta característica tem a dar sentido à valoração individual da meta.

 

b)Quantitativas(tangíveis) – deve poder ser tocada, e medida durante sua evolução. Por exemplo, ter um milhão de dólares em 5 anos (com data expressamente definida, se possível o dia e a hora de alcance)

Bem…o texto do artigo foi longo, mas necessário. Espero sinceramente que o veja como uma entrega de valor, e compartilhe nas mídias sociais.

SUCESSO!

Abaixo, deixo um diagrama bem simples de como construirmos e avaliarmos se um Plano de Metas, estará em conformidade com Nossa busca pelo Sucesso, e pode ser trabalhado em qualquer campo de nossas vidas.

 

 

 

 

Posts Relacionados