Dinheiro X Felicidade
Eu já listei aqui, em outra oportunidade, as 5 principais áreas que as pessoas desejam ter sucesso, e entre elas está o trabalho.
Afinal, ninguém merece acordar cedo todos os dias, e trabalhar 8 horas por dia em um serviço que não nos traz o retorno que se espera, não é mesmo? Além do que perdemos tempo precioso que poderíamos estar com a família, fazendo uma viagem ou visitando um ente querido que mora longe.
A quantidade de pessoas que não são satisfeitas com o seu trabalho, supera aqueles que realmente fazem o que gostam – se você observar em seu meio, apenas 2 entre 10 pessoas realmente sente satisfação em seu trabalho. Isto porque estatísticas comprovam que 88% das pessoas não são felizes com o seu trabalho!
Quando questionamos os motivos, a resposta é quase unânime : o dinheiro.
Mas, se alguns acham que o dinheiro traz felicidade, por que gastam o seu tempo com algo que não gostam, para ter uma boa vida financeira e ainda não são felizes?
Muitas pessoas não param para avaliar isso, e preferem se limitar a viver sua vida de infelicidade, sempre com falta de dinheiro, sem desenvolver o seu melhor potencial e sem tempo para o que gostam.
Acredito, por experiência própria, que esta não é a melhor forma de viver, já que você pode muito bem combinar as 3 coisas: ser feliz, trabalhar com o que gosta e ter dinheiro. Acredito que estas são as três combinações para ter sucesso no trabalho, e que você deve busca-las hoje mesmo.
A vida é muito curta para você não fazer o que gosta. E isto te esgotará a força de vontade para procurar realizar os seus outros sonhos também.
Todos nós precisamos estar inspirados, e motivados a realizar algo!
Por isso, eu trouxe abaixo 2 passos fundamentais para você identificar hoje mesmo o que precisa fazer para ter sucesso no trabalho.
Fique por aqui, e anote tudo!
-
Encontre o que você se sente realizado em fazer.
Você já parou pra pensar quais as vezes em que acordou com entusiasmo para fazer o que havia preparado para aquele dia, com tanta alegria que não conseguiu ficar um minuto a mais na cama de tão ansioso (a) que estava?
As horas passaram rápido e você nem viu o dia acabar. Enquanto isso, os demais dias passaram se arrastando – você adiantava o despertador para mais 5 minutos, acordava em cima da hora e ia trabalhar mal-humorado (a).
Chegando no serviço, você não vê a hora de chegar o intervalo e, depois do intervalo, só quer ir para a casa. Parece que um dia sempre é igual ao outro, e você não consegue sair do ciclo vicioso da depressão de domingo, acordar em cima da hora segunda feira, trabalhar mal humorado, voltar pra casa, pagar contas, repetir o mesmo processo durante dias e aguardar chegar o fim de semana de novo, até chegar fim do mês e ficar sem dinheiro.
Se a sua vida se resume a isso, você de fato não possui sucesso no trabalho e precisa rever o que está fazendo de errado!
Provavelmente, está insatisfeito com o local que está trabalhando ou com a tarefa que está desenvolvendo.
Trabalhamos motivados quando encontramos nossa vocação e a razão do porquê realizamos aquele trabalho, e qual o objetivo que queremos alcançar.
A frase de que ‘’se fosse bom, não seria trabalho’’ não é verdadeira, porque quem a repete provavelmente se enquadra nas 88% de pessoas infelizes, que não possuem um propósito com o seu trabalho.
Quando você descobre as suas habilidades e consegue ser totalmente você em ambiente de trabalho, você será feliz fazendo o que gosta! E ainda mais quando o seu trabalho se torna também uma missão de vida, uma ferramenta para realização de sonhos e metas pessoais.
Por isso que eu falei no tópico anterior que se você trabalha só para ganhar dinheiro, você não é feliz! Porque o dinheiro é uma consequência da sua felicidade em fazer o que gosta.
Portanto, por um momento esqueça que você tem contas a pagar (isso todo mundo tem) e perceba as coisas que você gosta de fazer e sempre desejou, mas nunca teve coragem.
Invista nelas, e seja o responsável por fazer este empreendimento de vida dar certo! E aqui no próximo tópico eu vou explicar a sua responsabilidade com o que faz: decidindo viver fazendo o que gosta ou até decidindo continuar com o que não gosta.
-
Aja como o responsável do sucesso da sua empresa (ou do seu próprio negócio).
Os empregados, mesmo sendo tratados como coadjuvantes, são os protagonistas das empresas em que trabalham. São eles quem movimentam todos os setores, fazem a empresa produzir e gerar as vendas, bem como todos os papéis indispensáveis para que a empresa funcione.
Mesmo que o seu empregador tenha tido a ideia inicial do negócio, e assuma os riscos de manter a empresa aberta, quem a mantém em atividade são os empregados.
É só você reparar na sua empresa, ou em algum local no qual você já trabalhou: quem, de fato, executava o serviço? Provavelmente, era você e sua equipe de trabalho, ao invés de seu chefe.
Temos a mania de querer sentir segurança, e este é o motivo porque muitas pessoas não empreendem! Achamos que estamos seguros tendo empregos ‘’fixos’’ e contando com uma aposentadoria ao final de nossa vida, mas o que temos visto durante o período de crise é que a coisa não funciona bem assim…
Milhares de empresas fechando, funcionários sendo demitidos todos os dias, a previdência cada vez mais dificultando a aposentadoria dos trabalhadores… Entre outros fatores que tem desanimado muitos a trabalhar e construir uma vida melhor.
A intenção aqui não é desmerecer o trabalho do chefe, até porque ele teve a coragem de assumir todos os riscos do negócio, e pagou o preço que todos pagam para chegar lá, inclusive também teve que trabalhar.
Mas ele percebeu que, com o seu trabalho, poderia deixar de ser coadjuvante e poderia se tornar o protagonista de sua vida profissional. Ele mesmo poderia trabalhar e receber os méritos de seu trabalho, bem como as recompensas.
Seja trabalhando como empregado ou tendo o seu próprio negócio, eu quero dizer que você corre riscos de forma igual.
Como empregado, você também corre o risco de ser demitido, e não ter dinheiro para pagar as suas contas no mês que vem, também corre o risco de se machucar e ficar impossibilitado ao trabalho, corre o risco de o empregador fechar as portas da empresa e não ter dinheiro para te pagar.
Por isso, eu aconselho que, durante o tempo que você precisar trabalhar como funcionário, dê o seu melhor e se comporte como responsável do sucesso de sua empresa desenvolvendo a sua função, pois na verdade você é o protagonista que fica atrás dos bastidores, fazendo todo o espetáculo acontecer.
Ao agir desta forma, você se colocará numa posição em que trará ideias e solucionará problemas da empresa, se destacando dos demais funcionários.
Vemos muitos empregadores que não reconhecem o trabalho dos funcionários, mas também tem muitas empresas que oferecem oportunidades incríveis de crescimento para seus trabalhadores. Você irá encontra-los, à medida que se esforça para ser um bom funcionário.
E, quando tiver a oportunidade, faça como o seu chefe fez: SEJA O SEU PRÓPRIO CHEFE.
Você já terá a disciplina e a mentalidade de um empreendedor, pois treinou isto no seu tempo de empregado (isto se você seguiu o que eu te falei nos parágrafos anteriores).
Por isso, olhe para o seu trabalho como a oportunidade de ser o seu próprio chefe desenvolvendo as atividades que você realiza como empregado. Observe toda a estrutura da empresa e absorva o que você pode aprender com ela, bem como nos pontos negativos verifique o que você poderia fazer de melhor.
Tenho certeza que, seguindo estas dicas, você terá reconhecimento e sucesso em seu trabalho.
Lembre-se que estou aqui para ajudar você a despertar o seu potencial financeiro, pessoal e profissional, agregando conteúdo e conhecimento para que você possa ser a sua melhor versão.
Ou seja, para que esteja sempre em ALTA PERFORMANCE.
Me coloco à sua disposição nesta caminhada, e no que precisar, entre em contato comigo, terei o maior prazer em dividir o que sei com você.
Este artigo foi útil?
Comente aqui e compartilhe com os seus amigos que também precisam destas dicas!
Não se esqueça de conferir os nossos outros posts, temos muitos conteúdos aqui para você.
Grande abraço, até mais!
Dock Steiff
Trader Mentor/Coach