SUCESSO NOS RELACIONAMENTOS.

Introdução

É o desejo de todo o ser humano ser amado e seguro nos seus relacionamentos.

Quando conhecemos alguém, criamos expectativas e acreditamos fielmente no futuro ao lado daquela pessoa.

Porém, na realidade os relacionamentos são complicados, e, ao mesmo tempo que trazem alegrias, também trazem decepções.

Decepções doem; sim, isto é fato. E infelizmente sempre as teremos em nossa jornada de vida.

Entretanto, felizmente, temos os relacionamentos bem-sucedidos. Estudos dizem que eles são uma das maiores fontes de felicidade!

Precisamos aprender sobre os relacionamentos em todos os âmbitos – familiar, amoroso, na amizade e até mesmo no meio dos negócios.

Por isso, hoje vamos dar algumas dicas sobre como cultivar relacionamentos duradouros e de confiança, dentre elas, 3 dicas de relacionamentos saudáveis.

Seja um bom ouvinte

Nosso desejo sempre é de compartilhar a nossa vida com alguém, com uma pessoa que se interesse em compartilhar não somente alegrias, mas também tristezas, e que esteja pronta para ouvir e compreender aquilo que temos para falar.

Porém, um dos maiores erros que podemos cometer é querer ser ouvido em todo o tempo, e não perceber que a outra pessoa também deseja ser ouvida.

E quando você coloca a outra pessoa em primeiro lugar, se interessando primeiro por ela, ela perceberá que pode desenvolver um relacionamento porque você está se importando com o que ela tem para falar.

Muitas pessoas não sabem, por exemplo,  como fazer novas amizades, e a dica é: se interesse por aquilo que a outra pessoa tem para falar a você. Logo, vocês acharão pontos em comum e desenvolverão uma boa conversa.

Faça perguntas mais abrangentes, onde a pessoa terá a oportunidade de falar mais ao invés de apenas responder ‘’sim’’ e ‘’não’’. Demonstre que se importa com o que aquela pessoa está falando.

Olhe nos olhos durante a conversa, não fique mexendo no celular ou olhando para os lados. Foque inteiramente na pessoa e coloque toda a sua atenção no que ela está te dizendo.

Não faça interrupções – da mesma forma, não tente adivinhar o que a pessoa está falando. Espere que ela termine o seu raciocínio, e depois acrescente ao diálogo a sua opinião ou a sua experiência.

Com o tempo, a pessoa também se sentirá curiosa em saber mais sobre a sua vida e você também terá a oportunidade em compartilhar.

Da mesma forma, em relacionamentos mais antigos, não perca o hábito de ser um bom ouvinte, nem mesmo menospreze o tempo de qualidade que é tão importante em um relacionamento.

Seguindo estes passos, você já está seguindo um bom caminho para um possível relacionamento bem sucedido.

Respeite as Diferenças

À medida que forem conversando, surgirão pontos em comum, assim como também haverá pontos em que vocês irão discordar.

Quando isto acontecer, seja o mais gentil e cordial possível, tentando entender o motivo de a pessoa se comportar daquela maneira.

Jamais tenha um comportamento de ser o ‘’dono da verdade’’. Isto afastará as pessoas de você, pois ninguém gosta de bater de frente o tempo todo com alguém.

Ao mesmo tempo, você pode colocar o seu ponto de vista, mas não de uma maneira de imposição. Apenas sugira a sua ideia.

Quando for preciso e também possível, abra mão da sua opinião ou do seu gosto particular e faça a vontade da outra pessoa. Seja flexível, para que ela também seja flexível com você.

Se coloque no lugar  do outro (isto é Empatia) ao se importar com a sua dor, mesmo que ela não seja tão importante para você.

Muitas vezes, o que para nós é difícil, para a outra pessoa é fácil, e vice-versa.

Saiba levar as diferenças de um relacionamento de forma saudável, sempre colocando o respeito em primeiro lugar, e não a crítica construtiva. Na verdade, não existe crítica construtiva…toda crítica visa desconstruir um pensamento, uma ideia, uma posição, etc…falaremos disto em outra oportunidade.

Não seja aquele quem aponta o erro, seja aquele que cria pontes, que conecta os opostos! Assim, além de manter relacionamentos, você também estará apto para cultivar novos.

Foque em construir um relacionamento de qualidade

Equilíbrio, confiança, boa comunicação, tempo de qualidade e respeito são ingredientes que todo o relacionamento precisa, para ter qualidade.

Você e a outra pessoa mais do que ninguém saberão o que precisa ser feito para dosar isso tudo – algumas vezes, descobrirá através dos erros; mas se permita errar, e também permita com que a outra pessoa erre, estando disposto a perdoar.

O orgulho é um dos principais males de um relacionamento… Através dele, perdemos a oportunidade de falar coisas que gostaríamos de ter falado, de vivenciar momentos ao lado da pessoa que amamos, enfim, perdemos momentos especiais por motivos tão irrelevantes… É um veneno que nós mesmos tomamos.

Da mesma forma, a boa comunicação evita conflitos, já que a maioria das discussões são causadas por falta de comunicação ou por não saber se expressar da forma correta.

Preste atenção na pessoa com quem você está se relacionando e encontre a melhor maneira de se comunicar com ela. Perceba o que ela gosta e o que não gosta, para que você saiba os seus limites com a pessoa.

Falando em limites, eles também são fundamentais no relacionamento… Todo mundo tem a sua privacidade, e ela deve ser respeitada. Isto faz parte do equilíbrio que precisamos ter – ele sempre será regido pelos limites e pelas permissões que damos às pessoas que estão próximas de nós.

Por fim, abrace, beije, sorria, peça desculpas, não tenha medo, se errar…

Esteja pronto para estender a mão quando preciso, para confiar em um bom amigo.

Isto será essencial para o seu sucesso nos relacionamentos!

Bem, agora eu vou ficando por aqui…Espero que tenha gostado das dicas.

Me conte aqui nos comentários o que você achou, e se tem algo mais a acrescentar, baseado na sua experiência de vida.

Caso precise de alguma coisa, eu estou aqui para te ajudar! Terei o maior prazer em falar com você.

Compartilhe este artigo com os teus amigos.

Grande Abraço, até mais!

Dock Steiff

Trader Mentor/Coach 

Posts Relacionados